Apresentação
Sejam bem vindos e bem vindas ao XVI Pensar Direitos Humanos, o encontro acadêmico anual realizado pelo Núcleo de Direitos Humanos da Universidade Federal de Goiás através do seu Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos.
Neste ano de 2025, o tema principal do encontro, “Imperialismo e Direitos Humanos: a dor humana como instrumento político”, refere-se ao modelo de imperialismo vigente em crise, à lógica geopolítica que desconsidera os direitos humanos e o direito à vida em nome de alguns interesses próprios de uma oligarquia global, de uma estrutura econômica global que está em crise assim como o nosso modo de produção, o nosso modo de vida, o nosso modo de subjetivação. Nós vemos o mundo em crise e uma crise que tem como principais vítimas pessoas comuns que não se inserem nessa lógica geopolítica global. Portanto, o estabelecimento dessa relação entre o imperialismo decadente, o nascimento, talvez, de um mundo multipolar e o custo humano dessas mudanças é o tema central do nosso Pensar Direitos Humanos deste ano de 2025.
Convidamos a todos e todas a participarem das mesas redondas, painéis e Grupos de Trabalho com o envio de seus trabalhos acadêmicos para uma partilha rica e produtiva das pesquisas desenvolvidas nesta temática.